-->

Sapiitoo

De pocinha em pocinha aqui vou eu...

sábado, abril 1

Civil Rights?! Are they for real?!

Supostamente deveria estar a ler e a preparar mais um conjunto de textos para o Seminário de Cultura Norte-Americana Contemporânea, (uffa!!! pensei que nunca mais terminasse de escrever o nome da cadeira!!) ... que é apenas mais um dos vários que compõem uma interessante, mas dura Pós-Graduação... MAS.... Não consegui evitar!!!! Foi mais forte que eu!!! Fui dar uma vistinha de olhos ao tema do trabalho que vou ter que apresentar...Civil Rights Movement!!!
Em 04 de Julho, 1776, houve alguém que teve a brilhante ideia de criar a famosa "Declaration of Independence", onde foi estabelecido "We hold these truths to be self-evident: That all men are created equal...", parece-me, sem dúvida, ser um bom ponto de partida para uma sociedade onde não há preto nem branco, homem ou mulher, cristão ou muçulmano... No entanto, das duas uma, ou eu estou completamente enganada ou nunca em época alguma se viveu as tão aclamadas e defendidas Liberdade e Igualdade!!!! Ao recuar no tempo, encontro a Escravidão, a 2ª Guerra Mundial, a luta pelos direitos da Mulher, Martin Luther King, Irlandeses, Palestinianos... apenas uma pequena amostra daquilo que já se viveu e que ainda se sente!!!
Apesar de todas as voltas que o Mundo já deu, continuamos a assistir à luta de povos por um lugar no Mundo, um lugar onde possam ser eles próprios e não quem os OUTROS querem que eles sejam!!!
"Do you want to get killed?" he asked me.
"Hell, no!"
"Then, for God's sake, learn how to live in the south! ... Look, you're black, black, black, see? Can't you understand that?" ... "You act around white people as if you didn't know that they were white. And they see it."
"Oh Christ, I can't be a slave," I said hopelessly.
"But you've got to eat... When you're in front of white people think before you act, think before you speak; your way of doing things is alright among our people, but not for white people. They won't stand for it."
(Richard Wright, Black Boy)
Até quando vamos ter alguém a ditar como nos devemos comportar, o que devemos ou não dizer, quem devemos ou não defender???!!!