-->

Sapiitoo

De pocinha em pocinha aqui vou eu...

domingo, abril 30

BaCk HoMe!

I'm BaCk!!

Oh YeS I aM!

terça-feira, abril 25

Em contagem decrescente

Estou neste momento em contagem decrescente para o Congresso do Ano!!!
Está lá fora uma tarde fantástica, um solinho quente, muito quente, porque o Ribatejo não brinca em serviço, e eu aqui fechada a fazer as últimas alterações nas apresentações em ppt, a preparar o "teleponto", como diz a butta' fly...haja paciência para tanto pormenor e detalhe!! Como se não bastasse há que deixar o trabalhinho todo em ordem para a semana seguinte, porque nunca se sabe quando é que esta cabecinha volta à pocinha materna! :)
De qualquer forma, amanhã por esta hora já estaremos em grande, na cidade berço a assistir às 1001 sessões e a desesperar porque a nossa se aproxima... só de pensar já sinto umas borboletas a esvoaçarem pelo estômago! (sensação muito estranha, espero que não seja grave!)

segunda-feira, abril 24

Sing along with me I ....

Ao que parece Bob Marley não nos deixou apenas músicas fantásticas, teve também o cuidado de nos presentear com um filhote, cujo ritmo promete contagiar-nos este Verão ... (pelo menos a mim, que já não consigo ficar quieta sempre que ouço! Acho que se fechar os olhinhos me consigo imaginar na Jamaica a dançar a este ritmo... lol)

Hey girl!
The way you make me feel
I know your love is real
You satisfy my every want and need

Hey boy!
You're always on my mind
We need to spend more time
Cause no one else can touch my heart and mind

She look so good in her clothes
She get dressed and roll
So much man a fly down, Call the pest control
Confident princess, She address them bold
She nah manifest, Fi dem sexual goal
She wish them the best, Rasta bless dem soul
Her mouth nuh filthy, Like nuh cess tank pool
Smarter than most intelluctual fools
Weh spend dem time pon internet chat rooms

She said, "Junior you're a genius
You think with you're mind and not you're peanuts
Your gang of Jamaican Al Pacinos
Drinking Blue Mountain cappuccinos.
"Will I seh, "Baby you're the cleanest
The true definition of what my queen is
Nothing coulda ever really come between us
Share the same room and Jah will feed us."
(...)

Damian Marley

P.S. Achei por bem não transcrever tudo, senão onde ia buscar espaço para os meus outros posts?! :)

domingo, abril 23

Uma questão de bolas

Aqui há dias, o meu soldadinho de chumbo saiu-se com algo parecido com...
"Sabes que as meninas gostam muito de brincar com umas bolas tipo estas?!" - Ele não se estava referir ao meu colar, pois não?! Há por aí algum jogo, que eu desconheça, que meta bolas deste género?! Ou terá sido uma simples analogia a algo muito mais interessante?!

Afinal ainda há muitos mamutes!

Esta noite passou-me uma coisinha pela vista e fui ao cinema!! Achei por bem puxar da minha veia mais pequenita e ver um filme de animação! Optei pela Idade do Gelo e foi fantástico! Já me fazia falta rir, rir, rir ... Aqueles bichinhos amorosos fazem as delícias de qualquer um e dão-nos cada lição...

Acabei por perceber que por muito que se corra atrás de uma bolota, ela nunca será nossa! Esqueçam essa história de que se quisermos muito conseguimos! Parece que afinal é mentira! O desgraçado do bicho fartou-se de sofrer, correr lutar por uma mera bolota e no fim... NADA!!! em sinal da bicha!

Por outro lado... Isto porque há sempre um outro lado... O pachorrento do mamute prova que mesmo que tudo indique que não, há sempre outro mamute, aliás que há "carradas" de mamutes como nós! Para quê desesperar a pensar que não?! De repente, quando menos esperamos, como que por magia, pode cair-nos à frente um desgraçadito qualquer ou até mesmo aparecer-nos uma manada por trás de uma pedra!!! E isto sim, seria uma revelação!!!

Mas quem?!

"Se eu tivesse um cão e esse cão tivesse um filho e esse filho tivesse um animal,
esse animal seria o ..."
Fartei-me de rir quando ouvi o mamute a fazer o comentário acima no filme a Idade do Gelo! O meu Tico e o meu Teco puseram-se logo a magicar ... quem é que será o tal animal na minha vida?! Eu tenho a certeza que há alguém! Só não sei bem quem! :)

quarta-feira, abril 19

Stories

Não são as primeiras palavras que aqui coloco depois de ler ou pesquisar algo para a PG, e hoje não é excepção... pelos vistos até se aprende qualquer coisinha quando nos tornamos ratinhos de biblioteca, que é como quem diz, da internet!

"Forty-three years old, and the war occurred half a lifetime ago, and yet the remembering makes it now. And sometimes remembering will lead to a story, which makes it forever. That's what stories are for. Stories are for joining the past to the future. Stories are for those late hours in the night when you can't remember how you got from where you were to where you are. Stories are for eternity, when memory is erased, when there is nothing to remember except the story."
Tim O'Brien

terça-feira, abril 18

Sing along with me...

Uma melodia fantástica que não me canso de ouvir... Aconselho vivamente a quem não conhece, que ouça e se deixe embalar...

Over the sea and far away
She's waiting like an iceberg
Waiting to change
But she's cold inside
She wants to be like the water

All the muscles tighten in her face
Buries her soul in one embrace
They're one and the same
Just like water

The fire fades away
Most of everyday
Is full of tired excuses
But it's too hard to say
I wish it were simple
But we give up easily
You're close enough to see that
You're the other side of the world to me

On comes the panic light
Holding on with fingers and feelings alike
But the time has come
To move along

Can you help me
Can you let me go
And can you still love me
When you can't see me anymore

Kt Tunstall

domingo, abril 16

...

Previsões para a semana...

Nop!!! Não são as do tempo! Mas posso arriscar... Céu limpo por todo o país, Sol radiante, Temperaturas acima dos 22º, para aquecer o coração daqueles que têm andado meio resfriados...
Deixemo-nos de coisas e vamos ao que interessa... uma semaninha que vai começar com um acordo importantérrimo, trabalho, parvoíce com fartura e pouca conversa de chacha, que já enjoa!!! Não sei se vai até ao fim, mas vamos tentar...
O fim de semana lá terá de ser dedicado à preparação do Congresso e é se queremos fazer boa figura... MAS ... dia 25 promete uma viagem até ao Norte!! Recordar a noite vila realense, voltar a cometer as loucuras de outrora, meter-me à estrada e não ter rumo certo, apenas o norte como destino... viver a semana com toda a intensidade que me for permitida...

sexta-feira, abril 14

Parece que houve qualquer coisa que mudou...


ONTEM....


HOJE...

Estas alterações climatéricas em pleno fim de semana prolongado deprimem qualquer um!!!

Aproveitem!! É só hoje....A um preço especial

Está quase, quase decidido, vou leiloar esta cabecinha ... é que sinceramente nã há nada que a faça parar!!
Já não há quem aguente o Tico e o Teco à bulha a toda a hora, estão sempre a 1000/h!! Ora estamos com a ideia na montanha de trabalho que está por fazer para a famosa PG, cujos prazos se aproximam a velocidade galopante... Ora a cerca de 200 km daqui ... (sim, é verdade, a minha imaginação tem o poder de se teletransportar p o norte do país!) ... Ora a planear uma night, que se prevê animadíssima, pela nossa capital com a querida da Su...
UMA NIGHT???!!! Claro que sim!!! Até porque há alguém que está a precisar de desanuviar e agitar uns ossinhos! Por outras palavras... Começa a ser urgente mostrar ao mundo (leia-se homens deste país) que o nosso potencial, que tem andado meio escondidinho, ainda se movimenta muiiiiito bem...
Agradeço que levem esta moleirinha daqui o mais rápido possível, antes que entre em curto-circuito e... PUFFF!!! :)

quinta-feira, abril 13

Verde?!

Sim!! Verde!! E porque não?
Acordei com o verde em mente, vesti-me de verde e tive uma vontade enorme de mudar a aparência do meu blog para verde... digam lá que não está um espanto!!!

Desejos de Verão, apenas isso

Este solinho e tempinho quente têm aguçado o meu apetite por uma viagenzita, resta agora saber até onde e para quando... Norte / Sul / Este / Oeste (no Oeste já eu passo os meus dias! lol)
Hummm... num sei bem, mas uma praia não faria mal a ninguém e muito menos a mim!! Assim de repente o litoral Alentejano parece-me uma ideia fantástica, voltar a Porto Covo e voltar a procurar o tal pessegueiro que o Rui Veloso teima em dizer que está na ilha e que eu nunca vi!!!

Questão nº 1... Porque razão me lembrei disto?! Tendo em conta a realidade que me espera depois deste fim de semana, que para mim começa amanhã, deveria estar a preparar-me psicologicamente para as pilhas de coisas que tenho para ler; os montes de aulas que tenho que preparar e consequentemente dar; as resmas de linhas que tenho para escrever...!! Pois... e Junho que nunca mais chega...

As questões nº 2 e 3 serão colocadas e respondidas futuramente...

terça-feira, abril 11

You must never doubt...

É-me impossível resistir a blogar mais umas linhas do livro que estou a ler para Lit Inglesa ... As suas palavras transmitem sabedoria e uma certa profundidade que faço questão de partilhar!!
" - Pew, why didn't my mother marry my father?
- She never had time. He came and went.
- Why didn't Babel Dark marry Molly?
- He doubted her. You must never doubt the one you love.
- But they might not be telling you the truth.
- Never mind that. You tell them the truth.
- What do you mean?
- You can't be another person's honesty, child, but you can be your own.
- So what should I say?
- When?
- When I love someone?
- You should say it. "
(Jeanette Winterson, Lighthousekeeping)
Não serão estas palavras apenas mais uma utopia?!

There's always a woman!



" - Tell me the story, Pew.
- What story, child?
- The story of Babel Dark's secret.
- It was a woman.
- You always say that.
- There's always a woman somewhere, child; a princess, a witch, a stepmother, a mermaid,
a fairy godmather, or one as wicked as she is beautiful, or as beautiful as she is good.
- Is that the complete list?
- Then there's the woman you love. "

(Jeannete Winterson, Lighthousekeeping)

Para quê negar?! O feminino está em tudo o que fazemos em todos os trajectos que percorremos...

segunda-feira, abril 10

É melhor nem comentar!!!

Isto de estar quase todas as noites até altas horas a teclar no msn com uma das amiguinhas da PG não dá com nada!!! É verdade que até se criam coisinhas novas tipo...palavras, por exemplo percebedona ou inventona, isto porque a nossa querida língua portuguesa é riquíssima e a nossa imaginação não pára!!! No entanto, suminho, conhecimento, que é bom não sai nem um bocadinho!!!
Nós bem tentamos!!! Enviamos o trabalho uma à outra e tal, mas depois ou não se consegue abrir ou simplesmente não se percebe nada de computadores!!! SIM, porque os cérebros fantásticos que possuímos não dão para tudo!!! Nunca, em caso algum, temos trabalho enguiçado por estarmos distraídas com outra coisa qualquer, nada disso!!! No way!!! lol
Actualização de última hora!!!! Às 00.36 surgiu um novo rebento... aprendona!!! Fantástico!!!
Mas esperem!!! Não param de surgir novos termos neste nosso diálogo .... simpatona, apenas alguns minutos depois!!! Isto é incrível meus senhores!!!!
Infelizmente não vou poder continuar a actualizar este post... no caso de surgir mais alguma notícia de relevo tratarei de bloggar de novo, mas desta vez com um novo post! Uma boa noite!!

domingo, abril 9

Tribalistas

Estou certa que ao ouvir estas palavras todos nós nos lembramos de algo que por nós passou ou que por nós passa ... carregam consigo a memória de algo a que ninguém consegue resistir!!!
É muito bom deixarmo-nos levar e deliciar por vozes e poetas que nos fazem sonhar ... são eles que nos mostram que é no sonho que reside a felicidade ...

Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo é o meu amor

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
Da gente brincar
Da nossa velha infância

Seus olhos meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

Você é assim
Um sonho pra mim
Quero te encher de beijos
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

etc, etc... :)

sábado, abril 8

What's next?

What's next???

How is it really going to end?! Let us wait to see?!

sexta-feira, abril 7

Há palavras que beijam...


palavras que nos beijam
Como se tivessem boca
Palavras de Amor, de Esperança
De imenso Amor, de Esperança Louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor
Esperadas, inesperadas
Como a poesia ou o Amor.

Alexandre O'Neil

quinta-feira, abril 6

Sonhar e Esquecer...

Neste momento queria poder aninhar-me nos teus braços e dormir um sono de criança... Quero sonhar e esquecer ...
Esquecer o que me rodeia, o mundo lá fora e sentir-te apenas!!

terça-feira, abril 4

Wide Night


Aqui fica a recordação de madrugada repleta de alegria, tristeza e muita saudade que apenas consigo descrever com as palavras de outrém....

Somewhere on the other side of this wide night
and the distance between us, I am thinking of you.
The room is turning slowly away from the moon.

This is pleasurable. Or shall I cross that out and say it is sad?
In one of the tenses I singing

an impossible song of desire that you cannot hear.

La lala la. See? I close my eyes and imagine the dark hills I would have to cross
to reach you. For I am in love with you

and this is what it is like or what it is like in words.


Carol Ann Duffy

domingo, abril 2

SERÁ?!

É nisto que dá quando fazemos testes que as amigas nos enviam por mail...
Vera your true color is Black!

Your color is black. The color of night. Serene and mysterious, black conjures up images of elegant evening gowns, dashing tuxedos, and gleaming limousines. Traditionally a symbol of success, black also represents power and an uncompromising demand for perfection. Not surprisingly, you tend to set challenging goals for yourself and do whatever it takes to achieve them — your strength of character is second to none. This unfaltering determination, along with your natural elegance, impresses people. But keep in mind that your personality might be intimidating to some. Try to temper your demanding side with a little softness — trust us, it won't kill you. Overall, though, black is the color of professionalism and achievement, which means it's clearly the color for you.

Mais um livro devorado


Terminei de ler "Tanto que eu não te disse" de Marta Gautier... Uma mulher que se debate durante todo o seu percurso de vida com uma enorme dificuldade em se expressar e se encontrar a si mesma. Penso que não deixa de ser o drama de qualquer um de nós que em alguma fase da nossa vida, deixámos algo por dizer, quer tenha sido uma palavra de alento, de amor ou de raiva ... é a ausência dessas palavras que nos vai consumindo e corroendo a alma!!!
"Continuas à procura de magicamente te encontrares, a partir de te poderem saber."

sábado, abril 1

Civil Rights?! Are they for real?!

Supostamente deveria estar a ler e a preparar mais um conjunto de textos para o Seminário de Cultura Norte-Americana Contemporânea, (uffa!!! pensei que nunca mais terminasse de escrever o nome da cadeira!!) ... que é apenas mais um dos vários que compõem uma interessante, mas dura Pós-Graduação... MAS.... Não consegui evitar!!!! Foi mais forte que eu!!! Fui dar uma vistinha de olhos ao tema do trabalho que vou ter que apresentar...Civil Rights Movement!!!
Em 04 de Julho, 1776, houve alguém que teve a brilhante ideia de criar a famosa "Declaration of Independence", onde foi estabelecido "We hold these truths to be self-evident: That all men are created equal...", parece-me, sem dúvida, ser um bom ponto de partida para uma sociedade onde não há preto nem branco, homem ou mulher, cristão ou muçulmano... No entanto, das duas uma, ou eu estou completamente enganada ou nunca em época alguma se viveu as tão aclamadas e defendidas Liberdade e Igualdade!!!! Ao recuar no tempo, encontro a Escravidão, a 2ª Guerra Mundial, a luta pelos direitos da Mulher, Martin Luther King, Irlandeses, Palestinianos... apenas uma pequena amostra daquilo que já se viveu e que ainda se sente!!!
Apesar de todas as voltas que o Mundo já deu, continuamos a assistir à luta de povos por um lugar no Mundo, um lugar onde possam ser eles próprios e não quem os OUTROS querem que eles sejam!!!
"Do you want to get killed?" he asked me.
"Hell, no!"
"Then, for God's sake, learn how to live in the south! ... Look, you're black, black, black, see? Can't you understand that?" ... "You act around white people as if you didn't know that they were white. And they see it."
"Oh Christ, I can't be a slave," I said hopelessly.
"But you've got to eat... When you're in front of white people think before you act, think before you speak; your way of doing things is alright among our people, but not for white people. They won't stand for it."
(Richard Wright, Black Boy)
Até quando vamos ter alguém a ditar como nos devemos comportar, o que devemos ou não dizer, quem devemos ou não defender???!!!

mARÇO


mARÇO tem sido desde sempre um mês de mudança e de êxitos para mim.
Ao olhar para trás é em mARÇO que encontro alguns dos meus marcos, como é o caso de uma viagem até Londres, um sonho tornado realidade em mARÇO do ano passado!!
Por isto e por muito mais quis deixar aqui, agora que mARÇO de 2006 já lá vai, uma dedicatória a este mês que todos anos vem e vai, deixando, no entanto, sempre a memória dos momentos que vivi!!! Não por terem sido muitos, mas por terem sido simplesmente únicos!!!

What If ?????

Ao recordar Coldplay há algo que me prende a atenção, redescubro neste som as palavras...

What if there was no light
Nothing wrong, nothing right
What if there was no time

And no reason, or rhyme
What if you should decide
That you don't want me there by your side
That you don't want me there in your life


What if I got it wrong
And no poem or song
Could put right what I got wrong
Or make you feel I belong
What if you should decide
That you don't want me there by your side
That you don't want me there in your life
(..)
Every step that you take
Could be your biggest mistake
It could bend or it could break
But that's the risk that you take
(...)

Nestes últimos 25 anos sei que já tive que tomar decisões mais ou menos importantes, mais ou menos difíceis, para que conseguisse sobreviver à selva em que me encontro ... Por detrás dessas decisões esteve e estará sempre presente WHAT IF e na verdade poderei estar a cometer um enorme erro, mas como diz o texto ... That's a risk you take ... How can you know it if you don't even try!!!!
Na verdade todo o nosso percurso é marcado por uma constante interrogação ... está sempre presente a incerteza se aquilo que decidimos é correcto ou não, se vamos ou não conseguir algo, se vamos ou não amar e ser amados ... é uma constante luta entre a Razão e o Coração, entre o desejo de Aventura e o receio da Queda ... Resta-nos a nós decidir se a vitória cabe ao anjinho ou ao diabinho que nos acompanham!!!